Nesse texto você vai aprender os dois primeiros passos (de um total de cinco) que você precisa completar para usar o Goldmap de forma simples e correta. Basicamente, você fará isso:
Passo 1: Identifique suas contas bancárias e cartões
Nesse primeiro passo você irá juntar – em uma só tela, no controle de saldos – todos os locais onde você movimenta dinheiro. Então aqui você vai identificar todas as suas contas bancárias, cartões e similares:
- Conta corrente;
- Conta poupança;
- Cartões de crédito;
- Cartão alimentação;
- Carteira (saldo em dinheiro);
- E qualquer outro local que você tenha um saldo que possa aumentar ou diminuir, ou seja, oscilar.
Para analisar sua situação financeira de forma eficaz, é importante que você cadastre todas as suas contas, cartões e locais que você guarda dinheiro. Só assim seu controle financeiro pessoal ficará à prova de falhas.
Passo 2: Anote seu saldos atuais
Depois que você adicionou todas as contas que deseja controlar no Goldmap, é hora de incluir os saldos atuais de suas contas e cartões. Então:
- Acesse o internet banking ou site de cada uma de suas contas em outra aba de seu navegador;
- Consulte o saldo atual da conta;
- Anote-o no Goldmap;
Repita a ideia desses três pontos acima para cada uma de suas contas. Por exemplo: 1) Abra sua carteira; 2) Consulte o saldo atual em dinheiro; 3) Anote-o no Goldmap em sua conta Carteira.
Passo 3: (Bônus) Analise e entenda sua situação financeira
Compreenda o poder de análise que essa tela te oferece. Ao cadastrar todas suas contas em único lugar, você consegue ver sua situação financeira atual de forma consolidada. Por isso é tão importante cadastrar toda e qualquer conta que você tenha alguma movimentação de dinheiro.
Mais para frente você vai entender que essa tela representa mais que sua situação financeira, mas por enquanto, tenha em mente que essa análise diz muito sobre seu futuro: se você está caminhando para o lado das dívidas, ou, se está caminhando para o lado da riqueza.
Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre como começar a usar o Goldmap.
Se você estiver seguindo a sequência dos artigos da categoria primeiros passos, o próximo texto que você vai ler será para saber como criar seu primeiro orçamento no Goldmap.
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins