Criar um orçamento é o 3º passo (de um total de cinco) que você precisa fazer para usar o Goldmap corretamente.
O seu orçamento pessoal no Goldmap é mensal e é dividido em dois lados: Renda e Despesas. O lado da renda é subdividido em 3 categorias: Renda do trabalho, Renda de investimentos e Renda atípica. E o lado das despesas é subdividido em 5 categorias: Gastos na fonte, Gastos do dia a dia, Gastos comprometidos, Gastos atípicos e Investimentos.
O preenchimento do orçamento
No Goldmap – na tela de orçamentos – abra o orçamento do mês e preencha os itens que você ainda irá receber e os itens que você ainda irá pagar no mês atual.
Não inclua itens que você já recebeu ou que você já pagou. Se o mês atual estiver próximo do fim, considere a possibilidade de ignorá-lo e partir diretamente para o planejamento do mês seguinte.
Para preencher os itens nas categorias corretas, tenha em mente as instruções abaixo.
Itens que você ainda irá receber:
- Renda do trabalho: Rendas vindas de seu trabalho. Renda do trabalho
- Renda de investimentos: Rendas vindas de retorno de seus investimentos. Renda de investimentos
- Renda atípica: Rendas não previstas ou outras rendas incomuns. Renda atípica
Itens que você ainda irá pagar:
- Gastos na fonte: Aqueles gastos que chegam antes mesmo do dinheiro entrar no seu bolso. Gastos na fonte
- Gastos do dia a dia: Aqueles pequenos gastos que ocorrem ao longo do mês. Gastos do dia a dia
- Gastos comprometidos: Aqueles gastos que têm uma data certa para pagar. Gastos comprometidos
- Gastos atípicos: Aqueles gastos que você não esperava no mês. Gastos atípicos
- Investimentos: Montante mensal destinado para enriquecer você. Investimentos
Para ajudar o preenchimento, caso você ainda tenha dúvidas, foram criados artigos explicando com mais detalhes o que é e o que colocar em cada um dos oito blocos do orçamento. Os links estão acima. Segui-los pode ser muito útil para organizar as informações na sua cabeça (principalmente se for a primeira vez que você planeja um orçamento).
Por que o orçamento do Goldmap tem esse formato?
Esse modelo foi cuidadosamente projetado e é orientado para o progresso financeiro. Foi separado em blocos para facilitar a visualização, o rápido controle financeiro e fazer as análises que realmente importam.
O objetivo final é fazer você perceber a relação direta que existe entre seu orçamento pessoal e seu patrimônio que lhe gera renda e o porquê dessa relação ser uma forma muito mais esperta de como lidar com o dinheiro ao longo da sua vida.
Você pode conhecer detalhes mais aprofundados sobre esse assunto ao ler a série de artigos Como fazer um orçamento doméstico matador no nosso blog.
O que tenho a dizer agora é: mãos à obra para planejar seu primeiro orçamento!
Se você estiver seguindo a sequência dos artigos da categoria primeiros passos, o próximo texto que você vai ler será para saber como atualizar seus saldos no Goldmap.
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins