A sobra acumulada (ou o déficit acumulado) no orçamento do mês anterior é automaticamente transferida para orçamento do mês seguinte para permitir que você faça planejamentos consistentes em um horizonte maior do que apenas o mês atual.
Você pode visualizar essa transferência automática em três locais diferentes dentro do sistema: no rodapé do seu orçamento mensal aberto, nos caderninhos de orçamento mensal e nos caderninhos de orçamento anual.
No rodapé do orçamento mensal aberto
Na parte inferior de seus orçamentos você verá algo parecido com a imagem abaixo:
Observe que além do total da renda, do total das despesas e do saldo do mês, também é considerada a sobra acumulada (ou déficit acumulado) no mês anterior. E só então, a partir dessa conta, chega-se ao valor real disponível para orçar no mês corrente.
Nos caderninhos mensais
Na tela dos caderninhos mensais, você visualiza, para cada mês, exatamente as mesmas informações do rodapé do orçamento mensal aberto:
Nos caderninhos anuais
Na tela de caderninhos anuais, você visualiza as informações da mesma forma, mas com os dados sumarizados por ano. Essa visão anual é muito útil para você se conscientizar e criar uma noção de quanto dinheiro você consegue fazer anualmente, o que pode contribuir muito para ter êxito em seus planejamentos de longo prazo.
Devido a essa forma de organizar os totais do seu orçamento você pode facilmente visualizar:
- O total da renda para cada mês e para cada ano;
- O total orçado em cada mês e em cada ano;
- A sobra (ou déficit) de cada mês e de cada ano;
- A sobra acumulada (ou déficit acumulado) no mês anterior sendo considerados no mês atual;
- E, o mais importante: uma previsão de quanto dinheiro ainda está disponível para orçar no mês atual e em meses futuros.
Todos esses números são indicadores muito importantes para sua vida financeira e buscam lhe oferecer uma análise consistente da evolução de sua renda, despesas e saldos ao longo dos meses e anos.
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins