Os itens do seu orçamento pessoal (ou doméstico) podem estar em quatro status diferentes. São eles:
- item não pago;
- item pago;
- item pago com ajuste pendente; e
- item em atraso.
Item não pago
Todo item recém-criado no seu orçamento começa como um item não pago.
Item pago
A medida que você usa o sistema, os itens pagos aparecem “ticados”. Ao final do mês, todos os itens do seu orçamento (de renda e despesas) precisam estar com um “tique de pago” para que suas finanças possam ser consideradas em dia.
[+] Veja também: Como marcar um item do orçamento como pago?
Item pago com ajuste pendente
Se o item foi pago com valor abaixo do planejado ou foi pago com valor acima do planejado, aparecerá um ícone de alerta. Ao passar o mouse sobre o ícone, aparecerá o valor que foi pago e a mensagem “reajuste o valor planejado”.
Sempre que aparecer esse alerta, reajuste o valor planejado no item de orçamento para o valor que foi realmente pago para que seu saldo do final do mês fique coerente com a realidade. Ao mudar o valor planejado do item para o valor que foi realmente pago, o tique de pago aparecerá.
Item em atraso
No mês atual e nos meses futuros, os itens que ainda não foram pagos aparecem sem nenhum ícone. No entanto, os itens que ainda não foram pagos de meses passados, aparecem com um ícone de alerta. Ao passar o mouse sobre o ícone, aparecerá a mensagem “Item em atraso… Esse ícone não foi pago”.
Nesse caso, para o alerta desaparecer, você tem três opções:
- Assim que tiver feito o pagamento, marcar o item como pago (opção mais recomendada);
- Excluir o item, caso seja um valor que você não terá mais que pagar (uma dívida perdoada, por exemplo); Ou então…
- Transferir o item para um orçamento futuro (opção menos recomendada, por distorcer a real quantidade de despesas que deveriam caber em um determinado mês).
Ao fazer uma das opções acima, o alerta desaparecerá e você terá o orçamento do mês concluído.
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins