Há dois casos em que um item de orçamento pode ficar pendente no orçamento: itens pagos com valor diferente do planejado e itens em atraso.
Veja a seguir como identificá-los e ajustá-los.
Descobrindo quais orçamentos possuem itens pendentes
- Vá na tela de orçamentos;
- Acesse o ano atual (e anos anteriores, caso possua);
- Observe quais caderninhos mensais possuem um sinal de alerta;
- Ao passar o mouse sobre o símbolo de alerta, será informado o número de itens pendentes existentes naquele orçamento, conforme o exemplo da imagem abaixo:
- Após o mês acabar e depois do ajuste feito corretamente, o símbolo de alerta no caderninho mensal deverá dar lugar a um outro símbolo que representa que o orçamento está concluído, em outras palavras, esse símbolo significa que não é necessário fazer mais ajustes no orçamento em questão. Veja abaixo:
É dessa forma (acima) que todos os seus caderninhos de orçamentos mensais precisam estar após o mês acabar.
Resolvendo as pendências
Para orçamentos de meses anteriores ao atual, os “itens pagos com valor diferente do planejado” e os “itens em atraso” precisam ser ajustados tão logo você os identifique, para que seu planejamento orçamentário funcione de forma coerente.
Para ajustar itens pagos com valor diferente do planejado
- Procure pelos itens do orçamento que possuem sinal de alerta.
- Ao passar o cursor do mouse sobre o símbolo de alerta, será informado o valor que foi pago durante a conciliação de saldos feita em algum momento anterior.
- Clique sobre o item de orçamento para editá-lo.
- Ajuste o valor do item para o mesmo valor pago.
- Pronto! Depois de salvar o item com o ajuste feito corretamente, o símbolo de alerta dará lugar a um outro símbolo que representa que o item está pago e devidamente ajustado.
Dica: Um hábito interessante a ser criado é já resolver essas pendências logo após fazer uma conciliação de saldos, ao invés de esperar o mês terminar.
Para ajustar itens em atraso
Os itens em atraso também aparecem com um alerta, mas com uma mensagem diferente:
Para lidar com essa situação você tem três opções:
- Manter o item pendente até que seja feito o pagamento (opção mais recomendada);
- Excluir o item, caso seja um valor que você não terá mais que pagar (uma dívida perdoada, por exemplo); Ou então…
- Transferir o item para um orçamento futuro (opção menos recomendada, por distorcer a real quantidade de despesas que deveriam caber em um determinado mês).
Ao fazer uma das opções acima, o alerta do item desaparecerá e, se você não tiver nenhum outro item pendente no orçamento, você terá o orçamento do mês concluído!
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins