Nesse texto você irá aprender como atualizar seus saldos no Goldmap. Esse é o 4º passo (de um total de cinco) que você precisa completar para usar o sistema de forma fácil e confiável. Então, para começar…
1º) Relembre os três passos anteriores
Há alguns dias, quando você se cadastrou no Goldmap, você completou os seguintes passos:
Passado alguns dias (dois ou três dias, por exemplo), é natural que você tenha gasto ou, então, recebido algum dinheiro. É nesse momento que chega a hora de você atualizar os saldos de suas contas no Goldmap para reavaliar sua situação financeira.
Mas atenção: Para você conseguir fazer sua primeira atualização de saldos de forma útil e que faça sentido na sua vida financeira, é necessário que você já tenha concluído os três passos do fluxo acima.
2º) Entenda o conceito
Para você entender como funciona a atualização, você precisa compreender como funciona um controle financeiro pessoal baseado em saldos. Acompanhe o raciocínio a seguir.
Há alguns dias você cadastrou os saldos iniciais de suas contas no Goldmap.
Se você anotar novamente os saldos de suas contas e cartões hoje, você conseguirá facilmente saber qual foi a oscilação do seu dinheiro, ou seja, quanto dinheiro tem a mais ou a menos em cada conta.
No exemplo acima, observe que cinco dias depois, o saldo da conta “Banco Itaú” e o saldo da sua “Carteira” estavam mais baixos.
Pronto! Essa é a essência do controle financeiro pessoal baseado em saldos. Você vai simplesmente atualizar sua situação financeira de tempos em tempos para reavaliá-la e, com isso, saberá de uma forma muito precisa como o dinheiro flui de suas mãos.
3º) Faça o passo a passo dentro do Goldmap:
- Acesse a tela de controle de saldos;
- Clique no botão Atualizar saldos agora;
- Para cada uma de suas contas cadastradas:
- Acesse o internet banking (ou site) da sua conta em outra aba de seu navegador;
- Consulte o saldo atual da conta;
- Anote-o no Goldmap;
- Concilie as diferenças dos saldos, caso haja alguma;
- Clique no botão Salvar (esse botão será exibido somente quando todos os saldos estiverem conciliados).
- Analise sua nova situação financeira.
Concluindo
Essa é uma tarefa chave no Goldmap. Você precisa compreendê-la muito bem se quiser deixar o acompanhamento de suas finanças pessoais rápido e à prova de falhas.
Se você estiver seguindo a sequência dos artigos da categoria primeiros passos, o próximo artigo que você precisa ler será para saber mais sobre sua primeira conciliação de saldos.
Obrigado pela leitura! E se tiver quaisquer outras dúvidas que não cobrimos aqui, deixe um comentário ou entre em contato que teremos todo prazer em ajudar.
Contribuição de Renato Martins